Proíbido a utilização de estufas esterilizadoras em salões de beleza

aA ORDEM É AUTOCLAVE!
Os salões de beleza não podem mais recorrer a estufas, fornos elétricos e equipamentos à base de radiação ultravioleta para esterilizar espátulas e alicates. No início deste mês, passou a vigorar o Regulamento Técnico para Processamento de Artigos que proíbe essa prática. A medida tem por objetivo reduzir os riscos de doenças provocadas pelo uso de materiais perfurocortantes utilizados por manicures e pedicures. O regulamento foi aprovado pelo governo estadual, por meio da portaria 500, no dia 31 de agosto de 2010.


De acordo com a infectologista Nicole Golin, da Secretaria Municipal de Saúde, o perigo de contrair doenças como hepatites B e C começa quando uma pessoa entra no salão de beleza para fazer as unhas.

– As manicures geralmente cortam a cutícula e isso sangra. Uma gota de sangue pode favorecer a transmissão, pois (em caso de contaminação) há uma enorme quantidade de vírus no sangue – explica.

Em Caxias do Sul, segundo a Vigilância Sanitária, calcula-se que dos 1.072 casos de hepatites B e C registrados nos últimos quatro anos, 35% tenham sido causados pelo contato com material infectado em salões de beleza.

– É importante que as pessoas tenham consciência do perigo que este tipo de doença representa para a saúde. Por isso, é fundamental que os salões de beleza obedeçam às normas de manutenção e armazenamento dos materiais – alerta a coordenadora da Vigilância, Juliana Argenta.

Uma das principais obrigatoriedades da regulamentação é o uso de autoclaves, aparelhos que esterilizam materiais através de calor úmido. Além disso, todos os utensílios devem ser escovados e lavados com sabão e água potável. Aos profissionais, é exigido o uso de equipamentos de proteção individual (EPIs), como luvas, aventais e óculos.

– Procedimentos invasivos podem também prejudicar os profissionais. Portanto, todos devem ser vacinados contra hepatite B e tétano – recomenda Juliana.

Levar kit pessoal é uma saída

Nos salões que não possuem autoclave, a Vigilância Sanitária solicita que os profissionais só atendam clientes que levem seus kits pessoais, contendo alicate, espátula e lixa.

Apesar de a regulamentação ter sido aprovada no ano passado, muitos profissionais da área ainda desconhecem as novas normas e continuam utilizando estufas e fornos elétricos como esterilizadores.

Caxias do Sul tem pelo menos 900 salões de beleza cadastrados na prefeitura. Há cerca de 280 manicures e pedicures nesses estabelecimentos.

As regras:

:: Não é permitido o uso de estufas ou fornos elétricos para esterilizar materiais;
:: Funcionários devem usar equipamentos de proteção individual, de acordo com as funções, e devem ser vacinados contra hepatite B e tétano;
:: Equipamentos devem ser lavados com água potável, detergente e escovas de cerdas macias;
:: Após limpos, materiais devem ser acondicionados em embalagens regularizadas junto à Anvisa;
:: As embalagens devem conter a identificação dos artigos, a data e o prazo de validade da esterilização, e o nome do responsável;
:: Quando houver atendimento domiciliar, os artigos devem ser descartáveis ou do cliente.

O que é um autoclave?

:: Um aparelho para esterilização através de calor úmido e sobre pressão. É um dos métodos mais eficazes de destruição de microrganismos, como vírus, por exemplo.

:: Existem mais de seis tipos de autoclaves. O tempo de permanência dos utensílios a serem esterilizados dentro dos autoclave varia de acordo com o modelo. Ele custa de R$ 1,5 mil a R$ 6 mil.


Fonte:http://www.clicrbs.com.br/especial/rs/bem-estar/19,0,3243131,Proibidas-estufas-em-saloes-de-beleza-para-prevenir-doencas-como-hepatite.html



9 comentários:

  1. Olá,

    a partir de agora estou te seguindo e queria convidá-la a conhecer meu blog e minha página no Facebook sobre maquiagem e beleza, todas tuas seguidoras também serão muito bem-vindas!
    Companhia da Maquiagem no Facebook:

    http://www.facebook.com/home.php?sk=group_198349000189313&ap=1#!/home.php?sk=group_198349000189313&ap=1

    e o Blog:

    http://companhiadamaquiagem.blogspot.com/
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Nossa Gislane! Post muito bom mesmo! Saúde e beleza tem que andar juntas sempre! Muito bom saber dessa das auto-claves! Nós temos que estar seguras né? Outra idéia é ir á manicure e levar o próprio kit \o/
    adorei!
    estou seguindo

    beiijo
    http://aquimicadabeleza.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Nossa! Não sabia disso. Muito interessante esse post.
    Seguindo seu blog, linda!

    Beijokiss!!!

    http://cleidiblackbeauty.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá, achei muito legal seu site. Estou te seguindo! Se quiser visite meu site www.planetadamulher.com.br

    Beijos. Monica
    blog www.pointdamulher.com

    ResponderExcluir
  5. Eiii flôr, vindo aki agradecer a visitinha lá no blog e dizer ke já estou seguindo akii, e gostaria de te convidar a seguir lá tbm ^^

    Bjinhooos ;*

    Pâm
    http://chiqueatodaprova.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Olá Gis, como disse vim conhecer o blog e vou seguir, principalmente porque minha filha adora tudo o que diz respeito a make, então...
    estamos aqui.
    Beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Oi flor!

    Então.... como falei no site AMO MAQUIAGEM, amei seu blog e já estou o seguindo!

    Se puder de uma olhada lá no meu: http://by-jenny.blogspot.com

    Beijooo!

    ResponderExcluir
  8. Eu ja sabía há muito tempo.
    Mais pra mim ficou muito caro.
    Por isso pesso para as clientes.
    Trazer seu próprio material.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja sabía há muito tempo.
    Mais pra mim ficou muito caro.
    Por isso pesso para as clientes.
    Trazer seu próprio material.

    ResponderExcluir