Função dos óleos de banho e sua história!




Com a chegada do frio, busquei por  informações sobre óleos corporais,pois muito são os oferecidos no mercado dos cosméticos.

Dos primeiros tempos até nossos dias muito mudou na formulação e também no aromo , mas em resumo as suas funções são quase que básicas lá do passado.

Pois ainda bem antes de Cristo já se usavam as unções para fins específicos: Vamos à história do tempo dos óleos corporais:



““ Os cheiros dos egípcios antigos


O talento egípcio para formular óleos perfumados se tornou lendário e seus óleos eram, com certeza, muito poderosos: potes de calcita cheios de óleos perfumados ainda tinham um leve odor quando o túmulo do rei Tutancâmon foi aberto 3 mil anos depois de sua morte. Os egípcios eram especialmente criativos na utilização do cheiro e não o restringiam a ritos religiosos. O cheiro específico de alguém, ou khaibt, era representado por um hieróglifo de um leque e acreditava-se que ele fosse capaz de influenciar as emoções dos outros.


O primeiro spa de beleza pode ter sido a fábrica de perfume de Cleópatra em En Gedi, perto do Mar Morto. Aparentemente, tratamentos de saúde e beleza eram oferecidos às pessoas, já que as ruínas da fábrica têm assentos que parecem ter sido parte de salas de tratamento ou de espera. Ervas perfumadas eram misturadas em um azeite de oliva especialmente preparado. Infelizmente, o livro onde Cleópatra registrava receitas de seus óleos corporais, Cleopatra Gynaeciarum Libri, foi perdido. Só sabemos de sua existência porque foi mencionado em textos romanos. 


Banhados em fragrância 


Os romanos, que não gostavam do processo bagunçado de infusão e filtração dos óleos perfumados, importavam a maioria dos seus do Egito. Tanto os homens quanto as mulheres se banhavam nas fragrâncias. A utilização dos perfumes era tanta que os romanos apaixonadamente chamavam seus amores de "minha mirra, minha canela", assim como os norte-americanos chamam seus amados de "honey" (palavra em inglês para "mel")


Os gregos eram especialmente seduzidos pelo uso de óleos perfumados. Na verdade, Hipócrates recomendava o uso de óleos corporais no banho. Em Atenas, donos de lojas de ungüentos vendiam manjerona, lírio, tomilho, sálvia, anis, rosa e íris infundidos em óleo e engrossados com cera de abelhas. Eles embalavam seus ungüentos (derivado de uma palavra que significa manchar ou untar) em potes de cerâmica pequenos e decorados, assim como fazem até hoje. Entretanto, naqueles tempos os donos de lojas eram consultados como médicos e seus produtos eram vendidos para várias utilizações com fins medicinais.


Homens e mulheres gregos untavam seus corpos para um realce pessoal e sensualidade. Os homens usavam um óleo perfumado diferente, escolhido por suas características particulares, para cada parte de seu corpo. A maioria dos óleos que usavam, como hortelã para os braços, eram quentes e estimulantes.


Os óleos também eram usados para massagear músculos que estivessem rígidos. Os atletas na Índia, na ilha mediterrânea de Creta e, depois, na Grécia e em Roma, esfregavam óleos especialmente preparados em seus músculos antes (e muitas vezes depois) de participar de jogos. 


A prática tântrica dos indianos orientais transformava as mulheres em um verdadeiro jardim de prazeres da terra. Elas se untavam com jasmim nas mãos, patchouli no pescoço e queixo, âmbar nos seios, nardo nos cabelos, almiscareiro no abdômen, sândalo nas coxas e açafrão nos pés. Os homens, entretanto, só aplicavam sândalo no corpo.


O ritual de banho diário na Índia exigia a aplicação de óleos de gergelim perfumados com jasmim, coentro, cardamomo, manjericão, costus, pandanus, ágar, pinho, açafrão, champac e cravo-da-índia. Os antigos livros védicos religiosos e medicinais davam instruções sobre como equilibrar a temperatura corporal, o temperamento e a digestão através de aromas e alguns de seus usos terapêuticos com certeza foram passados para o ocidente. 


No Egito, todos usavam óleos corporais, da realeza aos trabalhadores. Operários que construíam um local para enterros entraram em greve no século 12 a.C. não somente porque a comida era ruim, mas também porque "não tinham óleos". Eles dependiam dos óleos para aliviar a dor dos músculos depois de um dia rebocando e entalhando pedras enormes e para proteger suas peles do forte sol do Egito. 


Pelas Américas, a massagem com óleos perfumados também foi usada como terapia e freqüentemente foi o primeiro tratamento oferecido. Um óleo de massagem preparado pelos incas continha valeriana e outras ervas relaxantes que eram engrossadas com algas marinhas. Os astecas massageavam os doentes com ungüentos perfumados em suas casas




A invenção dos óleos corporais
A fragrância também encontrou espaço na vida religiosa e secular através de óleos perfumados. Eles eram feitos (e ainda são atualmente) por meio da extração e transformação dos óleos de plantas em gordura ou em óleo vegetal e depois filtração do material usado. Eles eram amplamente utilizados em cerimônias religiosas para consagrar templos, altares, estátuas, velas e sacerdotes. 




Utilização religiosa dos óleos perfumados


O Livro do Êxodo (30:22-25) fornece uma das mais antigas receitas de unção com óleo (dada por Deus a Moisés para ser usada na iniciação dos sacerdotes). Os ingredientes incluiam mirra, canela, cálamo e cássia misturados no azeite de oliva.


Quando Maria Madalena untou os pés de Cristo e os limpou com seus cabelos, ela o fez com um óleo feito a partir do nardo. O nome Cristo, ou Christos, do grego chriein, significa literalmente "untar", e o franquincenso e a mirra levados pelos reis magos para Jesus Cristo provavelmente eram óleos de unção. Acredita-se que esses óleos eram mais valiosos do que o ouro carregado pelo terceiro rei mago. “”


Fonte:
Kathi Keville.  "HowStuffWorks - História da Aromaterapia".  Publicado em 17 de abril de 2007  (atualizado em 21 de maio de 2008) http://saude.hsw.uol.com.br/historia-da-aromaterapia3.htm  (21 de junho de 2011)




Pois bem até os dias atuais as funções dos óleos são basicamente as mesmas, encontramos óleos para relaxamento, aromo terapia, excitante,descongestionante, enfim... Mas cuidado nenhum deles tem como função a hidratação.






È muito relaxante o uso de um óleo no banho no inverno, mas, porém eles tem como função criar uma película sobre a pele, mantendo a nossa temperatura mais regular e também evitando a desidratação,ainda hoje muitos povos dos pólos usam óleo de baleia no corpo e inclusive na cabeça para manterem-se aquecidos e vivos,observe os cabelos dos esquimós,são lisos e untados em óleo ou banha durante todo o tempo mais frio.

Inclusive nestas regiões mais frias os banhos são bastante moderados para evitar a retirada excessiva de gordura do próprio organismo, que é uma proteção natural contra o frio.

Aqui no Brasil muitos produtos são oferecidos dos mais variados valores e objetivos,,,vamos aproveitar o inverno e testar a função de proteção contra o frio.

Espero que também gostem desta minha pesquisa.


4 comentários:

  1. Eu tenho esse do Boticario, adorooo!
    Oleos corporais sao otimos mesmo pra manter a hidratacao corporal!
    Adorei o post!

    Bjooo
    Nath de Freitas
    http://nathdefreitas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nada melhor depois de um dia estressante, tomar um bom banho com produtinhos maravilhosos como esses :D. Adorei a matéria.

    http://connectionbeautybrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. eu tinha o ekos de maracujá era uma delicia... alias todos da ekos natura são uma delicia...
    achei interessante nunca tinha parado para pensar em óleos de banho...

    bjo
    http://mundodeluu.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. oleo de banho e tudo!
    Adoro
    http://coisasdemulhermenina.blogspot.com/

    ResponderExcluir