Semana farroupilha


Semana Farroupilha,o que a gaúcha veste?



No mês de Setembro os gaúchos comemoraram a semana farroupilha, neste período os gaúchos se reúnem para lembrar as tradições e colocar em prática um pouco mais dos antigos costumes, antigos não porque são do passado, mas por que as exigências do mundo moderno já não permitem certos costumes.
Então vamos lembrar um pouco do que a prenda usa.


A Pilcha é a indumentária tradicional gaúcha utilizada por homens e mulheres de todas as idades no Sul do Brasil. Originou-se dos primórdios da colonização dos pampas, resultado de influência histórica, social e cultural. Este traje típico foi evoluindo, adaptando-se às necessidades atuais, mas sem perder sua tradição. A bombacha, seus complementos e o vestido de prenda, representam até hoje a imagem de um típico casal gaúcho. O traje feminino deve representar a mesma classe social do homem. 

Saia e blusa ou saia e casaquinho
Podem ser usadas apenas pelas prendas adultas (a partir de 18 anos). 

Saia
A barra da saia deve ir até o peito do pé. O corte da saia pode ser godê, meio-godê ou em panos,“a saia em panos é como se fosse um gomo de laranja, não são camadas, o tecido sai fino na cintura e fica mais largo embaixo.” 

Blusa ou bata 
De mangas longas, três quartos ou até o cotovelo, decote pequeno, sem expor os ombros e os seios, podendo ter gola ou não. 


Casaquinho 
De mangas longas, gola pequena e abotoada na frente. Sem mangas morcego ou boca de sino. 

Acessórios
Pulseiras, relógios e colares estão proibidos, “a menos que seja um relógio bem discreto e delicado. E se tiver um leve decote na blusa, uma correntinha bem fina pode”, Anel simples e delicado está permitido. 


Tanto na blusa quanto no vestido está permitido o uso de camafeu fechando a gola. Não há problema se ele for de couro, porcelana, pintado, bordado, de pedra, desde que seja discreto. 

Vestido
Traje permitido para as prendas mirins, juvenis e adultas. 



Saia de Armação 
Leve e discreta, na cor branca de comprimento inferior ao do vestido. Se tiver bordados, estes devem se concentrar nos rodados da saia, evitando-se o excesso de armação. 


Bombachinha
Branca, de tecido, com enfeites de rendas discretas, abaixo do joelho. 


Meias
Devem ser de cor branca ou bege e longa o suficiente para não permitir a nudez das pernas. 

Sapatos
Nas cores preta, marrom e bege com tira sobre o peito do pé, que abotoa do lado de fora. Ou botinhas nas cores pretas e marrons (vários tons são permitidos). O salto deve ser de, no máximo, 5 cm. 

Não são permitidos sapatos abertos e sandálias. 

Cabelos
Podem ser soltos, presos, semi-presos ou em tranças, enfeitados com flores naturais ou de pano, sem brilhos ou purpurinas. As flores não pode ser de plástico. 

O coque é permitido somente para prendas adultas e veteranas. Prendas mirins também não usam flores na cabeça. 

Maquiagem
Discreta e de acordo com a idade e o momento social. 

Xale e Fichu
Exclusivo para prendas adultas, com ou sem franjas. A diferença entre eles é que o xale é maior e costuma ser quadrado, e o fichu é menor e triangular. 


Mas os tempos mudaram e a mulher gaúcha foi em busca de igualdade e seus ideais, e hoje é bastante comum encontrar mulheres com trajes tipicamente masculinos adaptados para a lida campeira também.

Chiripá

E também, botas, bombachas, lenços, chapéus e outros acessórios usados por peões apenas.



*OBS: Pesquisa net,imagens net.


Fonte: 
HAGAH RS

Um comentário: